Ação Dia das Crianças

Distribuição de brinquedos, livros, lanches, bolos, máscaras e a presença do Capitão América pra alegrar a criançada.

Dia das crianças

Foram distribuídos 200 kits de mochila, brinquedo e livros pras crianças das famílias cadastradas na AMMO.

Na comunidade, não existe distanciamento social, as famílias são de 8, 10, 12 pessoas, em espaços pequenos e casas sem quintal. A rua é o quintal das crianças, e sem escolas elas estão sem alimento, sem aprendizado e sem rotina. Fizemos esta ação pra proporcionar um momento de alegria e esperança pra elas e pra nós mesmos.

O dia das crianças geralmente é comemorado na escola, onde sempre fizemos ações com comidas e brincadeiras, mas este ano, longe da escola, as crianças estão por aí nas ruas ou em casa deprimindo. Fizemos uma campanha de arrecadação de brinquedos e dinheiro para contratar as costureiras (que ensinamos na campanha das máscaras) pra produzirem as mochilinhas. Foram duas semanas de produção que garantiu renda pra elas e alegria para os pequenos.

Por aqui, as crianças são adultizadas desde muito cedo.

Existem casos de gravidez aos 11 anos, aos 15, algumas meninas já estão na segunda gravidez. Essa realidade não é isolada de nossa comunidade, mas trata-se de um problema que tem sido pouco, ou nada tratado pelo poder público. Essas pequenas mães não manuseiam mais os livros da escola e nem suas bonecas. A ludicidade infantil é abortada, em seu lugar, nasce um projeto de mulher adulta que se enreda nesse sistema mundo patriarcal perverso. Precisamos cobrar de nossos governantes políticas públicas eficientes no combate à gravidez na adolescência, esse é nosso maior desafio enquanto mulheres, mães, amigas, avós. Optar por um futuro diferente só é possível com educação e oportunidades.