Da ideia de cooperativa à união de esforços para suprir as demandas da comunidade

Jaqueline de Souza Ribeiro, em 2019 deu início a um movimento que hoje se tornou uma Associação de mulheres e para mulheres dentro do complexo Monte Cristo, em Florianópolis, conheça o início desta iniciativa.

Chá de bebê

O nosso movimento surgiu no início de 2019 a partir de demandas vindas das adolescentes que engravidam sem preparo nem estrutura familiar alguma para receber um bebê.

Fizemos campanhas para apoiar estas meninas e percebemos que é necessário fazer urgente um trabalho de base com as famílias principalmente com as mulheres chefes de família e mães solteiras, para que este ciclo seja modificado e estas meninas tenham uma perspectiva de um futuro diferente de suas mães.

É um modus operandis que não tem como ser quebrado sem que sejam oferecidas oportunidades na localidade em que estas meninas estão. Sair da comunidade é algo impensado pra muitas pessoas, a complexidade é muito alta, falta recurso pra alimento, falta recurso pra transporte, falta incentivo e principalmente: falta referência. Queremos mostrar pra estas meninas que é possível traçar um destino diferente, mas pra isso, nosso desafio é trazer pra elas as oportunidades, trazer pra cá, aqui pra comunidade as possibilidades, o acesso a profissionalização, a um acompanhamento psicológico, o acesso a renda pra que daí sim elas possam alcançar novos espaços.