Aprendizado, proteção e solidariedade

Com a pandemia veio a necessidade de se proteger do vírus, mas nem todos tem acesso a essa proteção.

Mulheres usando máscaras

Dentro de uma comunidade, muitas vezes a gente tem que escolher se vai comprar alimento ou pegar ônibus pra procurar emprego. Imagine se todos tem recursos pra comprar máscaras?

Ação de combate ao Corona vírus

Quando a gente se deu conta que todos nós precisaríamos usar máscaras de proteção por tempo indeterminado, não imaginávamos como isso seria possível sendo que vivemos em uma realidade em que tantas famílias ao nosso redor não tem nem alimento na mesa, quem dirá recurso pra comprar máscaras pra 8, 12 pessoas. Mais uma vez optamos por pedir ajuda a sociedade. Juntamos 3 máquinas de costura e uma dezena de mulheres, fizemos uma chamada de arrecadação de recursos para compra de tecidos e começamos a ensinar umas às outras a costurar. Foram meses de produção intensa, costuramos voluntariamente cerca de 8.500 máscaras que foram distribuídas dentro das comunidades do complexo Monte Cristo e em outros projetos parceiros, inclusive que assistem pessoas em situação de rua. Em pouco tempo, todas as pessoas que nos procuraram tiveram suas máscaras garantidas e este movimento deu início a uma vontade maior de trabalhar a costura e a geração de renda entre as mulheres da comunidade.